Ser ou não Ser… quem sou eu?”

A adolescência é caracterizada pela descoberta de uma série de aspetos da vida, que dizem respeito a si, ao mundo e aos outros. Nesta fase do desenvolvimento do ser humano, esta tomada de consciência poderá causar conflitos internos e desajustes nas atitudes e comportamentos, que podem exigir um olhar mais atento e um apoio técnico diferenciado.

Na adolescência surgem questões inerentes à construção da identidade, autoimagem, autoestima, relação com os outros e a descoberta da sexualidade. Em simultâneo, ocorre o processo de autonomia e luto com aqueles que terão sido os seus referenciais de infância, numa construção de ideais e valores próprios.

A consulta do adolescente preconiza a avaliação, acompanhamento e orientação em situações de  saúde mental (depressão, psicose), mudanças de humor e estados emocionais, comportamentos sexuais, identidade sexual, delinquência,  relação com o grupo de pares, bullying,  doença crónica, alteração do comportamento e orientação escolar e profissional.